Reflexões estranhas, espontaneidades, coisas envolvendo o mundo jurídico...

domingo, 20 de junho de 2010

Uma carreira diferente e bacana.

Procuradoria Federal Especializada

Essa semana assisti um debate muito bacana sobre a criminalização do MST. Estavam lá:


- Marcelo Durão
Coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

- Carlos Henrique Naegeli Gondim
Procurador Federal junto ao INCRA/RJ

- Paulo Alentejano
Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Professor de Geografia

- Plínio de Arruda Sampaio
Procurador aposentado no Estado de São Paulo, Presidente da Associação Brasileira pela Reforma Agrária.

- Paula Mairan
Graduada em Comunicação Social pela UFF, ex-jornalista da Folha


Depois do debate, com belos posicionamentos de cada um dos integrantes da mesa, conversei um pouco com o procurador do INCRA, Carlos Henrique. Seu entusiasmo com sua posição chamou a minha atenção para essa carreira que eu, humildemente admito, nunca havia ouvido falar.

Enfim, essa Procuradoria Especializada é um braço da AGU - Advocacia Geral da União (essa eu já conhecia! rs). Pelo que entendi de nossa conversa, é uma autarquia e acessora outras autarquias como o INCRA, o Ibama, etc.

No site do próprio INCRA, está assim:

A Procuradoria Federal Especializada é a representante judicial e extrajudicial do Incra e exerce as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos. O órgão é quem apura a liquidez, certeza e exigibilidade dos créditos - de qualquer natureza - inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial.

A Procuradoria coordena e supervisiona as Superintendências Regionais na execução das atividades relacionadas a sua área de atuação.


Posso dizer que o Carlos Henrique está muito feliz com a sua escolha de carreira e é capaz de cativar muitos pelas palavras de amor à sua profissão. Ele contou que também já visitou assentamentos e faz um trabalho de campo interessante. Para ele é bom poder ver o seu trabalho dar frutos e fazer famílias felizes.

Pra alguém que sempre quis advogar, até que fiquei bem balançada. Taí uma opção muito legal pra quem faz direito e gostaria de poder fazer "algo a mais" pelo meio ambiente, pelas pessoas, pelo Brasil. :)

Um comentário: